A gralha-cancã Cyanocorax cyanopogon é uma ave família Corvidae. Espécie endêmica do Brasil, ocorre no Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.

Gralha-cancã Foto: Hilton Filho
  • Nome popular: Gralha-cancã
  • Nome inglês: White-naped Jay
  • Nome científico: Cyanocorax cyanopogon
  • Família: Corvidae
  • Habitat: ÉSPÉCIE ENDÊMICA DO BRASIL. Ave típica das zonas semiáridas do Nordeste do Brasil, por conta do desmatamento, tem-se expandido para o Sudeste chegando nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro a partir de solturas e escape, já que é uma espécie vítima do tráfico animal.
  • Alimentação: É onívora, come basicamente tudo, desde artrópodes, insetos, frutos, inclusive de várias cactáceas, inclusive rações para animais domésticos, se acessível. Come também pequenos roedores, cobras, peixes e até outras aves menores. Tem o interessante comportamento de “estocar” o alimento que não é ingerido na hora, para isso colhe o alimento, principalmente frutos e sementes, e voa se afastando cerca de 30 metros da fonte alimentar, desce ao solo e aí deposita entre a matéria vegetal ou na terra mesmo o material colhido. Pode também estocar o alimento em ocos de árvores. Repete este procedimento várias vezes. É uma excelente dispersora de sementes.
  • Reprodução: Reproduz-se construindo o ninho em árvores altas, com o formato de uma tigela larga, atapetada com folhas secas. Põe em média 3 ovos, que choca durante 2 semanas e meia. ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Gralha-cancã Foto: Hilton Filho

Características:

Tem acentuadas cores branco e preto com linhas azuis que se assemelham com sobrancelha e olheira. Possui um canto alto semelhante a “cancão” e ao cantar levanta a cauda e a crista. Além deste canto “padrão”, possui uma gama variada de outras vocalizações que são utilizadas de acordo com a situação: alerta, chamado, etc. Também conseguem imitar outras aves.

Gralha-cancã Foto: Ivan César

Comentários:

Frequenta a caatinga, cerrado denso e matas de galeria mais abertas. Vivem em grupos de 3 a 9 indivíduos. São extremamente territorialistas e defendem agressivamente seu território da invasão de outros da mesma espécie. Permanecem no estrato médio e baixo da vegetação e frequentemente vêm ao solo em busca de alimento. Se deslocam entre um ponto e outro sempre em voos curtos e baixos. Como todos as espécies do gênero Cyanocorax, é uma ave inteligente, com estratégias de alimentação diversificadas. É hábil no voo acrobático. O cancão é muito curioso e barulhento. Descobre qualquer coisa estranha na mata e avisa a todos. Este comportamento é especialmente notado quando encontram uma cobra, neste momento dão gritos especiais e logo acodem outros companheiros e também outras aves, rodeiam-na a certa distância, ou mais geralmente mantêm-se em galhos a pouca altura, quase que em cima da cobra. Na caatinga vivem preferencialmente próximo as fontes de água, embora habitem áreas onde não existam fontes de água permanentes.

Gralha-cancã Foto: Jarbas Mattos

Consulta bibliográfica sobre a espécie:

  • FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda.
  • SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
  • Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
  • ITIS - Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
  • CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.

Referências

Aves do Brasil