O maçarico-pintado Actitis macularius é uma ave da família Scolopacidae. Conhecido também como batuirinha, maçariquinho e maçariquinho-pintado.

Maçarico-pintado Foto: Hilton Filho
  • Nome popular: Maçarico-pintado
  • Nome inglês: Spotted Sandpiper
  • Nome científico: Actitis macularius
  • Família: Scolopacidae
  • Sub-família: Tringinae
  • Habitat: Ocorre na América do Norte e migra durante o inverno para áreas mais quentes, podendo neste período ser encontrado desde o sudeste dos Estados Unidos até a Argentina e em todo o Brasil.
  • Alimentação: Alimenta-se basicamente de peixes, moscas, gafanhotos, grilos, besouros, minhocas, lagartas, moluscos, crustáceos, aranhas e carniça. Busca alimento forrageando no chão. Captura as presas bicando o chão, pulando para pegar insetos voadores e pegando insetos fora da vegetação.
  • Reprodução: Constrói o ninho é no solo feito de ervas daninhas ou caules que preenchem uma depressão rasa. Ele geralmente está localizado em pântanos, no litoral, e perto de outras fontes de água. A fêmea então coloca cerca de 4 ovos (ocasionalmente 3). Cada fêmea pode efetuar até 5 desovas por ano. Os ovos desta espécie pesam cerca de 9,6 g e levam de 19 a 22 dias (em média 21 dias) para a incubação. A incubação é efetuada em grande parte pelo macho. Os jovens maçaricos-pintados permanecem aos cuidados dos pais por pelo menos 4 semanas após a eclosão. O período reprodutivo vai de maio a agosto, e ocorre na tundra Ártica.
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Maçarico-pintado Foto: Hilton Filho

Características:

Mede em média entre 12e 18 cm de comprimento e de 37 a 40 cm de envergadura. A fêmea é maior que o macho, pesando 43 a 50 g, em comparação com 34 a 41 g para o macho. Tem coloração que vai do marrom ao cinza verde-oliva em sua coroa, nuca, costas e asas, e branco em seu rosto, pescoço, peito e barriga. Seu nome comum deriva das manchas pretas em seu peito e abdômen brancos, principalmente quando em plumagem reprodutiva. Fora do período reprodutivo a barriga e peito são brancos. A fêmea tende a ter manchas maiores, que se estendem mais baixo na barriga em comparação com o macho.

Maçarico-pintado Foto: Júlio Filipino

Comentários:

Frequenta qualquer local com água, tanto na costa como nas águas interiores, tais como manguezais e margens de rios e lagos. Normalmente são vistos vários indivíduos espalhados em um mesmo local, porém não associados em grupos. É uma ave migratória visitante do hemisfério norte, com reprodução no Ártico, iniciando os movimentos para o sul em junho (Hayman et al., 1986). No Brasil ocupa, sobretudo, os manguezais. O maçarico-pintado é ave diurna. Ele pode dormir a qualquer hora, durante o dia ou à noite, mas geralmente dorme quando está escuro. Durante o dia, o maçarico-pintado passa algum tempo cuidando da sua manutenção, que envolve preening, coçar a cabeça, alongamento e banho.

Maçarico-pintado Foto: Júlio Filipino

Consulta bibliográfica sobre a espécie:

  • FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda.
  • SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
  • Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
  • CLEMENTS, J. F.; The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell University Press, 2005.

Referências