Login

Contato

Por favor digite seu nome
Por favor insira seu email. Email inválido.
Por favor escreva sua mensagem
Busca - Categorias
Pesquisar - Contatos
Pesquisar - Conteúdo
Busca - Fonte de Notícias
Pesquisa - Marcadores

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O pernilongo-de-costas-brancas Himantopus melanurus é uma ave da família Recurvirostridae. Está presente em todo o Brasil. Também ocorre no sul do Peru, Bolívia, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai.
  • Nome popular: Pernilongo-de-costas-brancas
  • Nome inglês: White-backed Stilt
  • Nome científico: Himantopus melanurus
  • Família: Recurvirostridae
  • Habitat: Está presente em todo o Brasil. Também ocorrem no sul do Peru, Bolívia, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai.
  • Alimentação: Alimenta-se de insetos e pequenas presas , por vezes caminhando em águas profundas e varrendo de um lado para o outro a superfície da água com o bico semi-aberto.
  • Reprodução: Constrói o ninho em colônias. Deposita seus ovos em depressões de terrenos secos, chocando ovos de cor ocre, manchados de preto e castanho.
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Foto – Afonso de Bragança
Pernilongo-de-costas-brancas
Foto – Afonso de Bragança
Pernilongo-de-costas-brancas

Características:

Mede cerca de 38 cm de comprimento. O pernilongo recebe essa denominação popular pelas pernas longas e pelo bico afilado característico. Apesar do nome popular, as costas brancas nem sempre são uma boa característica diagnóstica, pois há muita variação entre indivíduos. Ave localmente migratória, o imaturo apresenta coloração semelhante à do adulto, mas com tons marrons nas partes escuras da plumagem. O adulto apresenta o píleo branco com uma faixa preta que vai do olho até a parte traseira da cabeça, enquanto o jovem apresenta o píleo preto. Fêmeas possuem coloração mais opaca tendendo ao marrom, assim como jovens. Machos possuem coloração preta.

Comentários:

Habita lagoas, estuários, praias fluviais e marítimas, manguezais, arrozais e banhados.
Foto – Afonso de Bragança
Pernilongo-de-costas-brancas
Foto – Afonso de Bragança
Pernilongo-de-costas-brancas
Referências Bibliográficas: FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda. │SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997 │ Wikiaves
Topo