Login

Contato

Por favor digite seu nome
Por favor insira seu email. Email inválido.
Por favor escreva sua mensagem
Busca - Categorias
Pesquisar - Contatos
Pesquisar - Conteúdo
Busca - Fonte de Notícias
Pesquisa - Marcadores

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
A juruviara Vireo chivi é uma ave passeriforme da família Vireonidae. Também conhecido como jiruviara, juruvira, vira vira.
  • Nome popular: Juruviara
  • Nome inglês:
  • Nome científico: Vireo chivi
  • Família: Vireonidae
  • Habitat: Ocorre em quase toda a América do Sul, encontrada em quase todo o Brasil.
  • Alimentação: Alimenta-se basicamente de insetos pequenos (vespinhas, lagartas, formigas, besouros, cupins), aranhas e às vezes frutinhos ou pedaços de frutos grandes, como o da embaúba. Aprecia os frutos da tapiá (Alchornea glandulosa).
  • Reprodução: Constrói o ninho, em alguma forquilha de um ramo de árvore, tem format de tigelinha de parede funda, confeccionado com capins e folhas secas por fora e capins finos no interior; externamente é revestido por musgos verdes, presos por fios de teias de aranha e de casulos de larvas de borboletas. Mede cerca de 8 cm de altura e 8 cm no diâmetro externo. Poem em media 3 ovos brancos com salpicos pretos. O macho raramente, ou nunca, toma parte na incubação e no cuidado com os filhotes, colaborando, contudo, na alimentação destes. O período de incubação é de 13 dias, e a permanência dos filhotes no ninho é em torno de 12 dias, respectivamente.
    ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Foto – Flávio Pereira
Juruviara
Foto – Flávio Pereira
Juruviara

Características:

Mede cerca de 14 cm de comprimento. É reconhecida pelo canto, simples e repetitivo mas melodioso. Quase nunca deixa a folhagem das árvores, e não é muito freqüente vê-la, já que, por ser pequena, de colorido apagado e de comportamento discreto, não costuma chamar a atenção.

Comentários:

Frequenta o estrato médio das árvores, é migratória.
Foto – Flávio Pereira
Juruviara
Foto – Flávio Pereira
Juruviara
Referências Bibliográficas: FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda. │SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997 │ Wikiaves
Topo